Dicas rápidas para Infoprodutores 

Olá, Infoprodutor, tudo tranquilo contigo?

Eu odeio começar um artigo com frases empoladas ou texto repleto de enrolação. Então, aqui vai: este é um artigo com dicas para infoprodutores.

Isso e só isso.

Vou ensinar como ter sucesso no mercado? Não mesmo. Até porque, o sucesso está relacionado com tantas outras coisas que não caberia em apenas um artigo.

Entretanto, vou mostrar as boas práticas básicas para você que faz parte do mercado de infoprodutores e em alguns momentos perde o rumo do que deveria estar fazendo.

Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura! 

Comece fazendo a gestão da sua marca de infoprodutor

Você já deve ter percebido toda a complexidade que envolve uma marca. Fazer a gestão dela, portanto, não poderia ser diferente. 

Toda empresa deve possuir muitos canais de comunicação e muitos profissionais envolvidos, desde colaboradores a fornecedores. Além disso, precisa conseguir, no meio de tudo isso, atrair clientes.

Para garantir que você atinja esse objetivo final, você precisa entender, desde o início, quem é sua empresa e quais são os valores dela. 

Sua marca precisa ter uma identidade forte e coerente que vai ajudar a comunicar isso, auxiliando a potencializar e gerenciar como seu público enxerga o que você está construindo.

Por fim, sua estratégia de Branding deve assegurar que você vai conseguir promover a sua marca para garantir mais destaque para a sua empresa e torná-la líder de mercado. 

São essas estratégias que vamos ajudar você a criar. Vamos ver alguns passos essenciais para esse processo?

Coloque em prática um processo de vendas

Antes de iniciar a comercialização dos seus infoprodutos, é necessário criar um processo de vendas. Ele deve conter todas as etapas, bem como as estratégias que você vai utilizar para transformar pessoas interessadas nos seus produtos digitais em clientes.

Para conseguir construir esse processo deve-se identificar o seu avatar, ou seja, o perfil do seu cliente ideal.

A partir do momento em que você conhece as características, as dores, os desejos e as objeções de compra da sua persona, fica mais fácil construir um processo de vendas mais assertivo.

O próximo passo é definir as etapas do processo de comercialização dos seus infoprodutos de acordo com o funil de vendas. Geralmente, elas incluem a prospecção, a abordagem e apresentação, a negociação, o fechamento e o pós-venda. Em seguida, você precisa descrever as estratégias de vendas que serão empregadas em cada uma dessas etapas.

Ademais, é necessário deixar claro para os clientes como funciona o seu processo de vendas.

Para isso, crie uma página no seu site ou uma landing page com todas as informações que orientem a sua persona de como funciona o processo para comprar o seu curso online, por exemplo.

Afine muito bem a estratégia de lançamento do seu infoproduto

Não podemos negar que as pessoas hoje em dia têm muita informação e acesso a diferentes infoprodutos sobre os mais variados assuntos, sendo assim a concorrência é muito maior.

Por isso, é indispensável que você:

  1. Faça uma entrega efetiva;
  2. Olhe para o seu produto e pense estrategicamente;
  3. Construa uma esteira de produtos que traga um faturamento que seja relevante durante todo o período.

É impensável fazer um lançamento agora e depois não ter o que vender em seguida. Se tem um negócio precisa pensar estrategicamente no seu produto.

A construção deve ser planejada, considerando:

  • Como será a estratégia de lançamento;
  • O que vai investir;
  • Como será a entrega;
  • Quais as estratégias de upcell terá;
  • O que fará para seu cliente comprar mais de você. 

Tudo isso você tem que pensar. E como pode aprender tudo isso?

Tem muita gente ensinando, e pode dar um direcionamento para isso. Portanto, faça cursos e estude para que tenha melhores resultados.

Dicas rápidas para Infoprodutores 

Delegue, delegue e delegue 

Sei que, muitas vezes, surge aquele preciosismo em relação ao próprio trabalho — o que é perfeitamente explicável, uma vez que você investiu tempo, dedicação e todo seu conhecimento nele.

Contudo, há projetos que são grandes demais para que somente uma pessoa o torne realidade.

É por isso que saber delegar tarefas é uma habilidade muito útil aos infoprodutores. Nesse momento, deixe de lado a ideia de que somente você é responsável pelo projeto e conte com a ajuda de outros profissionais.

Às vezes, a ideia de uma pessoa que não está inserida nessa “bolha” pode ser o que faltava para dar vida a um conteúdo diferente de tudo que já foi visto pelo mercado.

Nesse mesmo cenário, nem sempre é possível dizer sim para todos os trabalhos que aparecerem.

Lembre-se de que é melhor escolher menos projetos para dedicar-se com mais afinco a eles do que desenvolver várias ideias ao mesmo tempo sem que elas reflitam todo o seu potencial.

Foque na qualidade

Existe uma frase famosa entre profissionais de marketing que é “content is king” – ou “conteúdo é rei”, em tradução livre – e embora ela esteja mais relacionada ao marketing de conteúdo, o fato é que a qualidade das informações oferecidas no seu produto digital também é vital para o sucesso do seu lançamento.

Infoprodutos, independentemente de qual seja o formato, têm uma proposta bem clara em comum: entregar conhecimento para resolver problemas.

Seja um curso da área de tecnologia, um ebook com técnicas de culinária ou um webinar sobre como organizar as finanças pessoais, o que as pessoas buscam é informação de qualidade para resolver seus problemas.

Se você for a única pessoa responsável por montar o conteúdo do seu produto digital, garanta que você pesquisou e entendeu profundamente o tema que vai abordar para conseguir entregar algo realmente valioso para seus clientes.

Pronto, seguindo esses passos você já pode se considerar um infoprodutor. 

E o sucesso, Daltro?

O sucesso vem após a insistência na aplicação dessas dicas e na aquisição de experiência para colocar em prática muitos outros conhecimentos que não estão neste artigo.

Quer saber mais sobre como construir marcas fortes? Continue acompanhando o blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do branding. 

Agradeço a leitura e até a próxima! 

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