Dúvidas sobre marketing digital que muitas pessoas têm

Daltro Coutinho
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Dúvidas sobre marketing digital que muitas pessoas têm

Daltro, me ajuda com uma dúvida sobre Marketing Digital? Pois é, eu escuto essa frase quase que diariamente, e quer saber? Adoro ouvir essa pergunta. Pois ela mostra que vocês estão interessados em fazer sempre o melhor por suas marcas.

Então, hoje começo aqui uma nova série de postagens que visam resolver essas questões. 

Meu intuito é falar sobre o básico do Marketing Digital, mas também trazer assuntos que possam ser aprofundados em publicações futuras.

Então, vem comigo e vamos começar.

Veja também: As empresas devem se posicionar? Entenda responsabilidade social das empresas

Qual é o tempo até o SEO “funcionar” ?

Demora cerca de três meses para uma campanha de SEO bem executada começar a valer a pena. Qualquer um que disser que pode obter resultados de SEO mais rapidamente do que isso geralmente não é bom.

Libra por libra, o SEO é a melhor maneira de obter visibilidade on-line duradoura e obter um fluxo constante de leads qualificados entregues diretamente ao seu negócio.

Embora existam outros métodos que podem funcionar mais rapidamente – a publicidade paga por clique é a maior – eles envolvem riscos maiores. O SEO oferece grandes vantagens competitivas que os rivais do mercado não podem vencer apenas por apresentar um orçamento maior.

Saiba mais: O que são métricas de marketing e como elas devem ser medidas?

Como eu sei quem é a minha persona?

No marketing tradicional, o termo público-alvo é onipresente. Consiste em um grupo que se pretende alcançar com as ações de comunicação, como as campanhas. É definido como um intervalo de características, por exemplo: um grupo de homens, de 20 a 25 anos.

Na gestão de um público-alvo, garante-se certo nível de precisão, mas não muito avançado. A empresa ainda mantém um grau de incerteza.

Já uma persona é uma personagem ideal. Um perfil específico de uma pessoa, com ambições, sonhos, medos, dores e necessidades. É uma pessoa que compraria de sua empresa.

Com esse perfil, a companhia é capaz de traçar melhores estratégias de comunicação, com maior capacidade de personalização e segmentação. Ou seja, é possível falar diretamente com cada pessoa, como em um diálogo direto.

No Marketing Digital, ambos podem ser úteis. Em algumas campanhas, você pode precisar de uma definição mais geral, de público-alvo, como em campanhas de anúncios virtuais em redes sociais. Para um blog ou e-mail, geralmente, utiliza-se uma persona.

Dúvidas sobre marketing digital que muitas pessoas têm
Dúvidas sobre marketing digital que muitas pessoas têm

Como faço para divulgar a minha empresa?

Há diversas formas de promover seu negócio para atrair mais clientes e gerar mais vendas utilizando o marketing digital.

Existem tanto opções pagas como gratuitas para atrair clientes, e o ideal é que sempre procure utilizar as duas, principalmente aquelas que lhe trazem mais resultados, que será onde o seu público-alvo mais estiver, onde você consegue dar mais destaque para seu negócio e sua marca, e onde o seu produto ou serviço for mais buscado.

Aprenda também: Dicas fantásticas para prospectar clientes

É verdade que o e-mail morreu?

Embora essa seja uma das perguntas sobre marketing digital mais bombadas na internet, saiba que o e-mail não está morto. Muito pelo contrário!

Só em 2021 foram registradas 4,03 bilhões de pessoas ao redor do mundo usando o e-mail. Isso é mais do que qualquer rede social, inclusive as mais consumidas, como Facebook e Youtube. 

É verdade que uma Rede Social pode revolucionar o meu negócio?

Sim! Todas as mídias digitais reúnem diversos públicos e as empresas podem se beneficiar dessa oportunidade para se tornarem mais reconhecidas e até aumentar suas vendas.

Não estar presente nesses canais pode prejudicar seu negócio, pois seus potenciais clientes provavelmente encontrarão e se relacionarão com seus concorrentes.

Leia em seguida: Experiências significativas aos clientes: dicas para arrasar

Vale a pena investir em conteúdo pago?

Os posts patrocinados alcançam um público mais amplo e você pode segmentar o público que quer dirigir o seu conteúdo.

Para entender melhor, hoje os públicos orgânicos aparecem em média para 1 % do seu público, ou seja, se você tem 10.000 fãs, em média 100 receberam a sua notificação na timeline.

Identifique o público que você pretende se comunicar e faça a diferença nos resultados da sua campanha.

Empresas pequenas precisam de Marketing Digital?

Sim! Não importa quão grande ou pequeno, se você tem um negócio, precisa de um site.

E se você precisa de um site – e deseja ajudá-lo a ganhar dinheiro – precisa de marketing.

Se você não planeja receber pedidos, reservas ou mesmo perguntas de clientes em seu site, ele ainda tem um papel a desempenhar. O Google usa informações do seu site para responder a consultas de usuários em dispositivos móveis que viajam perto da sua empresa.

Por exemplo, se alguém digitar “restaurantes italianos perto de mim”, seu site só será exibido se você colocar algum trabalho no lado do marketing.

Isso pode ajudar você a adicionar dezenas ou até centenas de visitantes ao seu tráfego de pedestres, por isso vale muito a pena. De fato, as pequenas empresas podem encontrar investimentos modestos em marketing digital que causam um impacto maior nos resultados do que em uma empresa “online” muito maior.

Prontinho, e essas foram as principais perguntas sobre marketing digital que eu recebo no dia a dia.

Como sempre, agradeço pela sua leitura e, se você quiser obter ainda mais informações sobre o tema, continue lendo o Blog que eu estou sempre escrevendo sobre os melhores temas para a sua marca.

Até mais. 

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