O que é Digital Storytelling e como usar na sua estratégia?

Daltro Coutinho
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O que é Digital Storytelling e como usar na sua estratégia

Já ouviu falar em Digital Storytelling? Essa tendência vem sendo usada por empresas e até mesmo por infoprodutores, e digo mais, é uma estratégia que apresenta resultados no curto e médio prazo.

Hoje vou te apresentar ao Digital Storytelling e mostrar maneiras de aplicar essa ferramenta nas suas estratégias de marketing digital, branding, entre outras.

Então, dá só uma olhada.

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O que é Digital Storytelling?

Voltando então um pouco atrás, vamos então olhar para o Digital Storytelling, ou ao Storytelling digital, que no fundo “mais não é” do que usar a tecnologia e, em particular, o recurso aos computadores, para contar histórias emocionantes e cativantes através dos suportes tecnológicos que hoje existem à nossa disposição, tais como: Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Câmaras 360, drones, etc.

E engana-se quem pensa que o Storytelling só serve para roteiristas de cinema, escritores de histórias infantis e jornalistas.

Se contar histórias é uma arte, com a escrita passa-se exatamente o mesmo.

Como é usado o Digital Storytelling?

Já falamos sobre o storytelling aplicado ao copywriting e eu já disse em muitos momentos aqui o quanto aprecio e o quanto contar boas histórias traz resultados positivos.

O digital storytelling é uma outra maneira de fazer isso e se você é um criativo como eu, prepare-se para sentir sua cabeça ferver ao saber como funciona!

Chamamos assim aquele storytelling que é feito digitalmente. Não! Não escrito em um computador ou na internet exatamente, mas sim criado a partir de tablets, smartphones e outros dispositivos.

É basicamente a união entre uma boa história e as incontáveis maneiras de mostrá-la aos outros com todos os recursos possíveis, como o Facebook, o Instagram, o Youtube.

Já teve muitas ideias aí? 

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Quais são os recursos do Digital Storytelling?

Para contar uma história, alguns elementos são necessários para chegar ao objetivo.

Você já deve saber que é preciso apresentar personagens, cenários, problemas, possivelmente um herói e um vilão, um conflito, um clímax, uma resolução, talvez um romance ou uma luta, o narrador e outros itens mais.

Existem fórmulas já consagradas pela literatura e as artes seguintes para narrar uma história, a exemplo do romance impossível (Romeu e Julieta), a justiça a favor dos oprimidos (Robin Hood), a observação do lado positivo das coisas (Poliana), entre outras tantas presentes também na TV e no cinema.

Uma das fórmulas mais consagradas de storytelling, muito utilizada também no marketing, é a jornada do herói.

Este é um conceito amplamente estudado e catalogado pelo antropólogo norte-americano Joseph Campbell, começando pelo seu livro O Herói de Mil Faces, de 1949.

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Por que usar o Digital Storytelling?

Se você realmente deseja produzir histórias épicas que vão longe, não basta capturar e prender a atenção do seu público. Você também precisa inspirá-lo a compartilhar seu conteúdo com outras pessoas.

As histórias digitais permitem que você crie conteúdo ideal para plataformas mais diferentes, além de envolver as pessoas no nível necessário para fazê-las esmagar o botão de compartilhamento.

Enquanto os consumidores, sem dúvida, desejam excelência e conveniência nos produtos e serviços que compram, eles também buscam algo mais. Eles querem comprar de marcas com as quais sentem uma conexão pessoal — que os fazem sentir que sua decisão de compra tem um significado real.

Digital storytelling é uma maneira poderosa de responder às perguntas mais urgentes do seu público e, ao mesmo tempo, humanizar sua marca.

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O que é Digital Storytelling e como usar na sua estratégia
O que é Digital Storytelling e como usar na sua estratégia

As 3 chaves do Digital Storytelling

Product Placement

Incluir nas narrativas histórias que sejam relacionadas ao uso de seu produto ou ao propósito da marca.

Narratologia

Desenvolver uma história para explicar o motivo pelo qual a empresa (ou produto) é a solução ou uma referência de mercado.

Personalidade de Marca

Usar arquétipos (modelos mentais) que posicionam a sua marca na cabeça de seus clientes.

Pronto, agora você já conhece todos os elementos de uma estratégia de Digital Storytelling e pode aplicar na sua marca como desejar.

Gostou dessa publicação? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo das marcas fortes.

Agradeço a leitura e até a próxima.

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