Auditoria de marca? Entenda se você precisa de uma

Daltro Coutinho
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Auditoria de marca Entenda se você precisa de uma

Já ouviu falar em auditoria de marca? Pois bem, essa é uma prática que vem para regularizar todos os processos e todas as produções de uma marca.

Em outras palavras, serve para garantir que a marca está dentro do que foi planejado.

Algo que faz toda a diferença. Pense bem, a auditoria recoloca a marca nos trilhos. Melhorando, praticamente, todos os processos internos de uma marca.

Hoje eu vou falar sobre auditoria de marca e quais são os passos para implementar uma. 

Vem comigo!

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Auditoria de marca é estratégia de marca

Começaremos definindo a estratégia de marca como o processo de atingir metas de longo prazo durante a evolução de sua organização.

Dito de outra forma, a estratégia de marca é o plano que você segue para que seus resultados mais importantes surjam no mundo.

O branding é uma maneira de trazer os aspectos intangíveis da sua organização, como sua autenticidade, personalidade, reputação e proposta de venda exclusiva em um conceito elegante.

Você pode entender a estratégia comparando e contrastando com um conceito relacionado, a tática.

Muitas pessoas confundem táticas e estratégias entre si. Essa confusão leva a confundir estratégias de branding com táticas de branding. 

Saiba mais: O que são métricas de marketing e como elas devem ser medidas?

Identidade visual é importante para auditoria de marca

O consumidor tem procurado mais que preços acessíveis ou produtos de qualidade.

Ele quer e precisa criar uma conexão com a empresa com a qual vai se relacionar.

E como vai poder escolher sua marca preferida se, na prática, ele não sabe qual é a sua identidade? Ela precisa mostrar ao mercado quem ela é!

A identidade de marca é, portanto, uma maneira de se diferenciar dos seus concorrentes. 

Especialmente quando se trata de um segmento muito concorrido, criar uma marca e adotar uma postura que aproxime a empresa do público-alvo é fundamental.

Quando ideias e ações trabalham em conjunto, o mercado passa a confiar na proposta de valor daquele negócio.

Uma empresa que tem como um dos seus valores ajudar o consumidor e, de fato, adotar uma postura nesse sentido vai se diferenciar de uma marca que transmite a mensagem de ter os melhores preços do segmento.

Ou seja, trata-se de uma representação da essência daquela marca, e conseguir traduzir esses valores é fundamental para quem busca resultados cada vez melhores.

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Mapeamento do produto

Antes de começar a planejar o posicionamento da marca, é fundamental que você conheça seu público.

O primeiro passo é definir uma persona para saber quais características, dores, anseios e problemas seu cliente tem.

Com isso, ficará mais fácil satisfazer as necessidades do público, sempre aliando essa estratégia aos valores da empresa.

Também existe a auditoria de conteúdo

Sites e blogs não são ferramentas estáticas (ou, pelo menos, não deveriam ser).

Estas duas ferramentas de marketing digital devem ser tratadas como projetos a longo prazo, em crescimento constante e que estão sempre mudando. Isso acontece porque, com o tempo, as seguintes situações são inevitáveis:

  • Um determinado conteúdo se torna menos relevante;
  • Um conteúdo entra em desarmonia com as demais páginas do seu site;
  • Diferentes tipos de conteúdo são otimizados para a mesma palavra-chave, conflitando entre eles;
  • Falta uma organização de uma forma amigável ao usuário, sem uma boa categorização e linkagem interna.

Uma auditoria de conteúdo nada mais é do que listar todas as publicações e conteúdos já publicados no seu site, revisando com um critério rigoroso a qualidade deste conteúdo.

Leia em seguida: Experiências significativas aos clientes: dicas para arrasar

Técnicas quantitativas e qualitativas

Como parte do processo, vale analisar tudo tanto de maneira quantitativa — analisando números como acessos, links externos, quantidade de palavras e afins — quanto qualitativa, verificando se o conteúdo não está mais obsoleto, se o tom de voz ainda combina com a sua marca e o que os usuários têm falado do seu conteúdo em comentários e redes sociais.

Uma auditoria de conteúdo funciona como uma verdadeira revisão da sua estratégia de marketing de conteúdo, onde o objetivo é identificar qual conteúdo está contribuindo para uma determinada meta na sua empresa e quais não estão agregando muito no processo.

Auditoria de marca Entenda se você precisa de uma
Auditoria de marca Entenda se você precisa de uma

Trazer a equipe para perto é parte da auditoria de marca

A prática de auditorias influencia, e muito, a cultura interna da empresa.

Podemos dizer que é uma ótima forma de incentivar uma mentalidade baseada em riscos e o comprometimento em executar os processos de maneira correta.

Visando manter o padrão de qualidade e garantir a segurança dos alimentos.

Inspiração em outras marcas

Reserve um tempo para revisar o que seus concorrentes estão fazendo.

Observe o que eles estão fazendo certo e o que eles podem estar fazendo de errado.

Esse processo inclui uma avaliação da identidade da marca, posicionamento no mercado, conteúdos publicados, ações de publicidade, entre outros fatores.

Que é seu cliente

Uma das coisas mais difíceis no processo de branding é se comprometer com um público-alvo. Porém, você dificilmente terá sucesso se tentar atender todas as pessoas.

Em vez disso, foque no perfil do seu cliente ideal e construa uma marca atrativa para ele.

Um nome adequado

O nome da sua marca acompanhará a empresa ao longo de toda a sua história.

Por isso, você deve garantir que esse nome transmita uma boa imagem para o público, seja facilmente assimilado, não possa ser confundido com um concorrente e realmente possa ser explorado com sucesso.

Prontinho.

E esse foi o básico sobre auditoria de marca.

Espero que você tenha gostado desta publicação. 

Se curtiu, então continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo das marcas fortes.

Até mais! 

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