Se você está perdendo clientes, se seus produtos não são inovadores, se você sente que a sua marca está sem brilho, é hora de criar uma cultura criativa na sua empresa.
Pois é.
Uma cultura criativa, o que também pode ser traduzida como uma cultura de inovação, irá melhorar, e muito, os resultados da sua marca. Tanto no curto, quanto nos médio e longo prazos.
Então, deixa eu te falar mais sobre isso.
Veja também: As empresas devem se posicionar? Entenda responsabilidade social das empresas
O que é Cultura Criativa ou de Inovação?
Quando falamos sobre o que é Cultura de Inovação dentro de um entendimento organizacional, falamos sobre a soma de processos, hábitos, práticas, valores, estruturas e incentivos que uma determinada organização tem.
São esses padrões de comportamentos consistentes dentro das organizações que definem a sua cultura.
Logo, uma Cultura de Inovação é, como o nome já diz, uma cultura organizacional focada na inovação, que realmente a valoriza e apoia, permitindo aos colaboradores desenvolver e implementar novas ideias.
É um ambiente que apoia o pensamento criativo e promove os esforços para extrair valor econômico e social do conhecimento e, ao fazer isso, gera produtos, serviços ou processos novos ou aprimorados.
Saiba mais: O que são métricas de marketing e como elas devem ser medidas?
É preciso persistir
Como Steve Jobs disse a famosa frase: “Continuem com fome, continuem bobos”, que significa nunca estar satisfeito, e sempre seguir em frente.
Pesquisas mostram que você precisa, pelo menos, de 50 ideias para obter 10 potenciais projetos, dos quais apenas dois serão bem-sucedidos, por isso não desanime se as suas ideias iniciais não são um sucesso.
Reconhecer iniciativas inovadoras
Para criar uma cultura de inovação, não basta ser tolerante ao erro, é preciso reconhecer as iniciativas que buscam novas soluções.
Isso quer dizer que líderes devem compensar o comportamento inovador, incluindo assumir riscos, mesmo quando os resultados não forem imediatamente positivos.
Como forma de reconhecer esse esforço, podem ser adotadas medidas como: dar aos colaboradores tempo livre para investir em novos projetos; oferecer aumentos e promoções para aqueles que contribuem com ideias inovadoras ou celebrar os esforços de inovação durante uma reunião de equipe.
Lembre-se que quando há pressão excessiva para o aumento de produtividade, as equipes não têm tempo para inovar.
Aprenda também: Dicas fantásticas para prospectar clientes
Estimule a colaboração
Os colaboradores de uma empresa com cultura de inovação são constantemente estimulados a aflorar seu potencial criativo.
Isso acontece devido à liberdade que lhes é dada para se expressarem e trabalharem, e também ao próprio ambiente físico, com layouts que promovem a integração e elementos estimulantes, como cores e decoração diferenciada.
Além disso, também é fundamental a forma como a rotina é construída, com espaço, por exemplo, para diálogo, reuniões de brainstorming e o envolvimento de colaboradores de todos os níveis para conhecer a percepção que eles têm sobre as soluções oferecidas aos clientes e os processos necessários para chegar a elas.
Outro ponto que precisa ser muito bem trabalhado em uma cultura de inovação é a colaboração.

Leia em seguida: Experiências significativas aos clientes: dicas para arrasar
Colaboração faz o time crescer
As pessoas precisam compreender a fundo aquela velha sabedoria popular que diz que duas cabeças pensam melhor que uma.
Alguém pode ter o início de uma ideia, mas, ao compartilhá-la com a equipe, a ideia passa por tantas transformações – e melhorias – que ela deixa de ser a ideia de um e passa a ser a ideia do time.
Esse entendimento é fundamental para que a inovação realmente floresça e vire cultura.
A empresa não deve estar em busca de gênios criativos individuais, e sim de uma genialidade coletiva, que só é construída com senso de time, escuta ativa e colaboração.
Defina UM problema por vez
Em qualquer processo criativo você precisa ter uma definição clara em mente: toda ideia está à serviço de um problema específico.
E se você não tiver claro qual é o problema que a sua marca se propõe a resolver, como irá saber se a ideia que foi criada é a melhor resposta para impulsionar seu produto ou serviço?
Então, não se limite a investir tempo nessa etapa do processo. Você precisa ir fundo e descobrir, principalmente, qual é a raiz desse problema.
Quais são os principais fatores que estão impedindo a sua marca de crescer exponencialmente?
Por mais que para muitos seja perda de tempo, tentar resumir o principal problema da sua marca em uma linha é uma tarefa fundamental no processo criativo.
Esse carinho com a definição do problema vai te poupar muito retrabalho lá na frente. Pois, em alguns casos, os profissionais de marketing têm a falsa impressão de que sabem qual é o verdadeiro problema da marca.
Mas, na maioria das vezes, eles não têm a menor ideia.
É nessa etapa do processo que devemos gastar esforços em pesquisas bem direcionadas, entender o que está sendo dito sobre a sua marca e, principalmente, analisar os movimentos culturais mais relevantes.
E claro, entenda Big Data
Não é novidade que existem milhões de informações sobre o comportamento dos usuários dentro da internet. É na análise e compreensão desse grande volume de dados que o Big Data se encaixa.
Toda essa informação é obtida por análise de bancos de dados e controle de tráfego dos usuários.
É um trabalho que exige muito entendimento, tanto que já existem empresas que realizam pesquisas especializadas em Big Data.
De 2022 em diante, o mercado irá aprender cada vez mais como ler e entender essas informações, podendo aplicar em novos posicionamentos de marca ou até em novos padrões de negócios.
Pronto, este foi o meu artigo sobre como criar uma cultura de inovação na sua empresa.
Quer ler mais conteúdos como este? Continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre a cultura de inovação.
Agradeço a leitura e até a próxima.