O que é Tom de Voz e por que é importante para a sua marca?

Daltro Coutinho
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
O que é Tom de Voz e por que é importante para a sua marca

Já percebeu como os clientes algumas vezes parecem estranhar o comportamento de uma marca? Isso está quase sempre associado ao Tom de Voz dessa marca. Vem comigo.

Hoje vou te explicar como um Tom de Voz funciona e por que é muito importante que você tenha ele bem claro e específico na mente de todos os responsáveis pela marca.

Assim, você evita perder clientes utilizando tons errados, ou pior, até mesmo criar detratores da sua marca.

Vem comigo, vamos começar!

Lições importantes para criar uma cultura criativa na sua empresa

O que é Tom de Voz para uma marca?

Com as alterações no comportamento de compra e na experiência do usuário nesses tempos de internet, podemos perceber uma mudança nos níveis de exigência de uma pessoa ao entrar em contato com uma marca.

A concorrência online aumentou exponencialmente, e o cliente não se apega mais somente

àquelas lojas em que sua família tem o costume de comprar ou aos estabelecimentos próximos de casa: ele pode encontrar produtos do mundo inteiro na palma da mão.

Esse foi um dos motivos pelos quais as marcas precisam se esforçar para encontrar seu verdadeiro propósito é mostrar quem são. Afinal, destacar-se não é mais uma tarefa que fica por conta do “vendemos um produto de qualidade” e “entregamos na sua casa com rapidez”: esses aspectos agora são obrigação.

Pense no seu círculo social. Cada um tem uma personalidade e características que os fazem se destacar dos demais. Do contrário, todos seriam vistos como um grande grupo de pessoas desinteressantes.

O que é Digital Storytelling e como usar na sua estratégia?

Dicas para criar um Tom de Voz para a sua Marca

Esta seleção de perguntas pode ajudar a dar início ao processo, basta responder:

  1. O que as pessoas devem sentir ao se relacionarem com a marca?
  2. O que devem pensar da sua empresa?
  3. Como descrever a marca?
  4. Quais marcas são uma inspiração para a sua?
  5. De quais marcas não queremos nos aproximar?

Com essas respostas, você estará mais perto da definição de tom de voz. Para atender às necessidades de comunicação da marca, você deve ser mais autoritário? Compreensivo? Engraçado?

7 ideias lucrativas de lojas online que você precisa conhecer

Por que ter um Tom de Voz para sua Marca?

Gerar identificação no público é muito importante, afinal, quando nos sentimos compreendidos por uma marca, uma conexão emocional forte surge, impactando nas nossas decisões de compras.

É através do tom de voz que você pode transmitir sua personalidade e, por fim, criar uma comunidade em torno dos seus valores.

Dúvidas sobre marketing digital que muitas pessoas têm

O que é Tom de Voz e por que é importante para a sua marca
O que é Tom de Voz e por que é importante para a sua marca

Como outras marcas usam o Tom de Voz?

Desenvolver o reconhecimento da marca junto aos consumidores exige consistência e repetição, e ter um tom de voz bem definido enriquece não só a experiência dos seus clientes, mas também possibilita conhecer mais sobre sua empresa e quais valores ela busca passar.

Entre os exemplos mais conhecidos de marcas que encontraram seu tom de voz e fazem muito sucesso com ele, destacamos:

 

  • Netflix: usando a linguagem das redes sociais, o serviço de streaming foi um dos precursores do diálogo jovem e divertido, incorporando termos novos e memes em seu diálogo com os usuários;
  • Itaú: com seu tom de voz que transmite credibilidade e acolhimento, o banco possui um tom suave e amigável;
  • Vivo: a operadora de telefonia optou por um tom de voz ágil, elucidativo e ao mesmo tempo divertido;
  • Nubank: a maior fintech do mundo tem produtos digitais modernos, descolados e intuitivos, e o tom de voz da marca não seria diferente. Com uma personalidade moderna, transparente, simples e humana a empresa fala com seus usuários como você falaria com um(a) amigo(a).

 

Auditoria de marca? Entenda se você precisa de uma

Pronto, este foi o meu artigo resumido sobre Tom de Voz para marcas.

Quer saber mais sobre o tema? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades que fazem a diferença para marcas e empresas.

Agradeço a leitura e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *