Como desenvolver um Brandbook completo e eficaz?

Daltro Coutinho
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Como desenvolver um Brandbook completo e eficaz?

Seus freelancers não são capazes de manter uma mensagem coesa quando criam conteúdos para a sua marca? Então é hora de elaborar um Brandbook.

Aliás, verdade seja dita, é bom criar este brandbook já no nascimento da marca.

Vou te explicar como funciona a criação de um Brandbook, o que ele precisa ter e quais são as vantagens para  a sua empresa.

Vem comigo. Garanto que vai valer a pena. 

Lições importantes para criar uma cultura criativa na sua empresa

Mas o que é o tal do Brandbook?

Toda vez que você cria um novo conteúdo visual, está definindo sua marca para clientes em potencial.

Seja uma arte para Instagram, ou posts prontos para Instagram, postagem de rede social ou um vídeo explicativo do produto, você está comunicando a identidade da sua marca, o compromisso com a qualidade e o valor geral.

Isso acontece se você tem um brand book ou não. Então, você não gostaria de ter certeza de que cada conteúdo visual que você produz entrega a mesma mensagem?

O que é Digital Storytelling e como usar na sua estratégia?

Aí vem o Brandbook

Um vídeo mal feito pode fazer você perder um cliente em potencial.

E um infográfico sem sentido com a marca fará pouco para promover sua empresa se ninguém puder reconhecer que você foi quem o fez.

O manual da marca codifica a identidade visual, ou artes para redes sociais geral da sua organização em um recurso único e útil.

Um brand book geralmente incluirá o seguinte:

  • Um conjunto de fontes definidas
  • Uma paleta de cores da marca
  • Estilos de ilustração e ícone
  • Estilos e direção de fotografia
  • Pode incluir outros elementos também. E para todos esses casos, incluirá instruções sobre seu uso.

Por exemplo, algumas fontes serão usadas apenas em títulos, enquanto outras servirão apenas para o corpo do texto.

7 ideias lucrativas de lojas online que você precisa conhecer

Diferença entre Brandbook, Identity guidelines e o tal brand guidelines

Existe uma série de nomenclaturas para manuais de marca, e a maioria depende da profundidade abordada pelo material.

Quando montamos um mini guide, temos uma versão mais simples com diretrizes técnicas para aplicação e rápida implementação da marca.Já um manual de marca (ou identity guidelines) é um pouco mais completo, com diretrizes, utilizações, sugestões de peça, etc.

Um brandbook (ou brand guidelines) é uma versão completa junto com a parte estratégica e sistema de marca.

Dúvidas sobre marketing digital que muitas pessoas têm

Como desenvolver um Brandbook completo e eficaz?
Como desenvolver um Brandbook completo e eficaz?

O que é preciso ter no Brandbook?

Quando se fala de brandbook, o pensamento automático das pessoas é que no brandbook estão apenas incluídos os elementos de design.

Mas um bom guia da marca não é só sobre especificações técnicas de como aplicar sua logo, é sobre sua estratégia de marca.

Auditoria de marca? Entenda se você precisa de uma

Considere que o brandbook é o documento mais importante da marca

É o material principal para ser consultado e garantir uma identidade padronizada e alinhada de acordo com as expectativas.

Exatamente por isso que ele deve ser acessível, todos devem ter conhecimento sobre o manual de marca, essa é a melhor forma de construir uma identidade consistente para sua startup.

Outro detalhe importante é que o brandbook é um guia de boas práticas, não um livro de regras rígidas.

Até porque marcas são sistemas vivos que estão em constante evolução.

 

O brandbook não pode prender, ele deve ser um guia do espírito da marca, com sua proposta, valores e características principais.

Tem que ser um guia que fala do porquê de cada elemento que a gente construiu e mostrar várias aplicações para a vida real, sem a necessidade de regrar tudo.

Para ter um brandbook de grande qualidade é preciso que ele inclua: narrativa, conceito, estratégia, posicionamento, território verbal, território visual e muitos exemplos de aplicação. 

Pronto.

Quer um Brandbook premium, com qualidade superior, fácil de ser compreendido pelos freelancers e perfeito para trazer coesão para a sua marca? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *