Como atualizar a sua marca sem chocar os seus clientes?

Daltro Coutinho
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Como atualizar a sua marca sem chocar os seus clientes?

Sabia que marcas adquirem vícios e defeitos? Tem mais, se uma marca perder a conexão com o público, ou se ela acumular lixo durante muito tempo, pode ser que essa marca fique defasada. E aí será preciso adotar uma atualização para a marca.

Ou um refresh, ou um rebranding, ou uma mudança, ou uma transformação. Na realidade, os termos em si pouco importam.

O que importa é que de tempos em tempos a sua marca precisará, sim, ser alterada. Para continuar acompanhando a sua evolução, a evolução dos seus produtos e a evolução dos seus clientes.

Neste artigo eu vou ensinar como fazer essas coisas sem perder a conexão com o público fiel. Vem comigo!

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Já ouviu falar em Brand Refresh?

Uma atualização da marca é uma manobra tática.

O quão complicado é o processo de atualização de sua marca dependerá do quanto você precisa mudar sua imagem. Normalmente, a ideia é mudar o impacto da marca, a maneira como a empresa se sente, soa e olha para o cliente. Isso significa mudar: 

  • A voz da sua marca.
  • Sua identidade visual e até logo.
  • O serviço ao cliente / como ofertar produtos.

Conforme os negócios crescem e mudam, é importante que suas marcas reflitam o mercado atual.

Simplificando, se você permanecesse o mesmo enquanto todas as empresas em seu setor mudavam, adotavam logotipos mais recentes e novas formas de se comunicar com seu público, você acabaria perdendo sua vantagem competitiva.

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E o que é Atualização de Marca?

Na atualização temos uma releitura da marca atual, mantendo-se sua essência, ingrediente de sucesso da marca, o seu “DNA”.

São mantidos os tons de cores e a base dos elementos gráficos.

O trabalho deve continuar a transmitir os mesmos valores que a marca anterior oferecia, porém com um toque de modernidade, mostrando que a empresa está conectada aos seus valores e comprometida com as novas necessidades de cada cliente.

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E como acontece o Rebranding?

Como acabamos de dizer, existe um processo de construção e um processo de reconstrução, reposicionamento, atualização.

Tal mudança é exigida de tempos em tempos por conta da transformação das demandas dos clientes e da sociedade como um todo, bem como das condições da própria empresa.

Ninguém permanece igual a vida toda.

As pessoas adquirem novos conhecimentos e têm novas experiências que alteram significativamente sua relação com as outras pessoas e com o mundo ao redor. 

A sociedade muda da mesma maneira que os indivíduos que a forma.

Acompanhando a sociedade também se transformam os desejos e opiniões dos clientes. 

Velhas crenças e preconceitos são derrubados, necessidades até então inexistentes surgem de repente: isso faz com que todas as empresas e instituições mudem.

Ou seja, as marcas também mudam, porque tudo muda, e as empresas precisam estar ligadas aos seus clientes. O rebranding é justamente a mudança que a marca realiza.

Como atualizar a sua marca sem chocar os seus clientes?
Como atualizar a sua marca sem chocar os seus clientes?

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Quando é normal usar essas estratégias?

É natural que as pessoas sejam atraídas por novidades e coisas da moda. Por isso que algumas marcas conseguem fazer tanto sucesso logo que são lançadas.

Entretanto, se elas não prestarem atenção ao que o mercado está buscando, elas correm o risco de serem passadas para trás e não serão mais do que uma “modinha”. 

Por isso, é importante que você fique de olho no momento certo de fazer o rebranding.

Já que esse será o momento de atrair a atenção dos clientes para a sua marca novamente. Isso acontece porque os clientes ficam curiosos e veem o rebranding como uma nova marca e que merece um pouco mais de atenção.

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Existe “mudança” de marca?

A mudança total de uma marca, é por vezes, um processo ainda mais complexo do que a concepção de um novo produto em si.

Um profundo estudo baseado em pesquisa deve ser levado em consideração, já que o histórico de vendas, curva de satisfação dos clientes e mudanças societárias devem ser observados.

Além disso, deve-se mensurar quais os objetivos da empresa daqui para frente (reposicionamento da marca, redefinição de público, novo segmento, etc).

Uma mudança geralmente indica uma mudança de atitude da marca.

E o que fazer legalmente?

Mas o que fazer, então? Bem, será necessário protocolar um novo pedido de registro com a marca que você criou para ele.

Vai ser realmente um novo processo, com número novo, novos custos e todas as análises do INPI, mas com chance de indeferimento quase zero.

É assim para qualquer empresa, seja o seu João dono da padaria do bairro e a Apple.

Tá… mas e o que você designer tem a ver com isso?

Você é o(A) PROFISSIONAL que o cliente escolheu para cuidar da marca dele. Alerte-o sobre esse risco. Se ele disser que tem um registro, analise você mesmo e veja se ele tem que buscar novo processo ou não.

Esse tipo de atitude vai valorizar mais ainda seus serviços e seu cliente não vai cansar de ter recomendar, sempre que tiver a chance.

Precisa de ajuda no processo de rebranding, mudança, refresh ou atualização da sua marca? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

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