Infoprodutor: aprenda o básico de Copywriting!

Daltro Coutinho
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Infoprodutor aprenda o básico de Copywriting em 7 dicas!

É exatamente isso o que você leu, como o propósito deste Blog é ajudar você, empreendedor, a ter mais sucesso no seu dia a dia. Hoje decidi mostrar para você infoprodutor como aprender o básico de Copywriting em 7 dicas aplicáveis e perfeitamente seguras.

Por que estou fazendo isso?

Bem, por que eu vejo diversos infoprodutores que possuem produtos incríveis, serviços excelentes, conteúdos de primeira qualidade, mas fazem copys terríveis.

E estou dizendo TERRÍVEIS.

E também por que eu já estive no seu lugar. Sei que contratar um ótimo profissional de Copy pode ser um investimento inviável no começo. 

Portanto, quero te passar as estratégias que eu usei e funcionaram comigo (e funcionaram com diversos dos meus clientes, dos meus parceiros e de várias empresas e marcas que acompanhei pelo caminho).

Então, vamos lá, sem demora. Amigo infoprodutor, aprenda o básico de Copywriting em 7 dicas.

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Vamos começar com o que não fazer na sua Copy

O que não deve fazer?

  • Texto ruim

Atenção com a coerência, com erros gramaticais e linguagem pobre.

É sempre importante que os textos sejam revisados, para evitar falhas que empobreçam a sua escrita. 

  • Linguagem inadequada

Você precisa conhecer a sua persona!

Para quem está escrevendo?

A linguagem usada é parte fundamental para captar a atenção e manter o interesse do público, saiba os momentos de ser extremamente técnico, ou não. 

  • Não ofereça aquilo que não pode entregar

Não adianta nada você oferecer algo que não pode entregar, afinal você pode manchar a reputação da marca e não tornar os consumidores clientes fiéis.

Agora vamos para a lista do que fazer.

O que é Digital Storytelling e como usar na sua estratégia?

Coloque o leitor no foco 

Essa, entre todas as dicas de copywriting que vamos passar, é a mais importante. Ao escrever um anúncio, artigo ou até mesmo gravar um vídeo, é preciso colocar o leitor em primeiro lugar, ou seja, falar para um “você”.

É claro que não será uma única pessoa que vai ler o seu texto ou ver o seu vídeo, mas é importante tratar o usuário como único, para que ele sinta essa relação de proximidade.

Mergulhe no problema

Para criar uma boa copy, é preciso entender o problema da sua persona.

Pense como ela.

Entenda suas dores.

E foque na resolução.

Lembre-se de que, muitas vezes, o consumidor sequer identificou a necessidade de compra.

Para isso, vale recorrer ao diferencial do produto.

Quais são suas vantagens?

Ele é mais útil?

Mais barato?

Proporciona melhores experiências?

Ainda mais, ao casar o problema e a solução, você certamente será capaz de elaborar copies que dialoguem diretamente com o público-alvo.

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Trabalhe nas provas sociais

As provas sociais nada mais são do que depoimentos de consumidores que comprovam a qualidade de um produto ou serviço.

São muito importantes para convencer um potencial cliente que ainda está em dúvida sobre a compra.

Os depoimentos podem ser escritos junto de uma foto da pessoa ou em vídeo. O objetivo é transmitir confiança e credibilidade para o público.

Infoprodutor aprenda o básico de Copywriting em 7 dicas!
Infoprodutor aprenda o básico de Copywriting em 7 dicas!

Simplifique a sua mensagem

Sempre que possível, simplifique sua escrita.

Você não quer que as pessoas trabalhem mais do que o necessário para interagir com seu anúncio.

Quando as pessoas percorrem o feed, elas nem sempre param e clicam no botão “ver mais” para ler o texto completo.

Antes de mais nada, em anúncios, busque concentrar a parte mais importante da sua mensagem nos primeiros 90 a 100 caracteres e, quando possível, remova o texto adicional para que o leitor não precise expandir para ver o restante do conteúdo.

Para simplificar ainda mais, elimine adjetivos desnecessários, use os verbos em voz ativa e substitua palavras longas por palavras curtas.

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Escreva como você fala 

O tipo de copy que “implora” ou “obriga” o clientes a comprar é ineficaz.

Os clientes não podem se sentir pressionados a decidir ou não pelo seu produto.

Sendo assim, essa forçação de barra cria um sentimento negativo em relação a você e ao que você vende, por isso é mais provável que sua mensagem os afaste em vez de atraí-los.

Ao escrever seu copywriting, tente adotar um tom mais amigável e mais relaxado.

Quanto mais natural for a sua escrita, mais você será confiável para os clientes.

Imagine que você está conversando com um cliente durante o almoço, não tentando vender o que está no catálogo.

O almoço e a conversa fluirão melhor se você se concentrar no que seu produto pode fazer por ele. 

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Conte uma história com Copywriting 

Você não sabe o que me aconteceu ontem…

Pronto! Todo mundo quer saber e vai ouvir seu relato até o final. O chamado storytelling é uma técnica de copywriting que precisa ser usada com cuidado.

Você deve envolver seus leitores de uma forma natural com o contexto de uma história que tenha tudo a ver com o tema da postagem.

Por outro lado, imagine um título assim para este post:

O dia em que o novo estagiário escreveu o post mais lido do nosso blog

Quem não vai querer descobrir o que ele fez?

Pronto.

Agora você infoprodutor pode melhorar MUITO as suas copys usando essas 7 dicas. 

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades para melhorar a vida de empreendedores. 

Agradeço a leitura e até a próxima! 

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