Será que eu preciso de um estrategista de marcas? Saiba em 5 perguntas!

Daltro Coutinho
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Será que eu preciso de um estrategista de marcas Saiba em 5 perguntas!

Se você está lendo este começo é porque a sua marca não está 100%, e aí surge a dúvida se um estrategista de marcas é capaz de resolver as lacunas presentes no seu planejamento de branding.

Bem, neste artigo eu vou te responder essa pergunta em 5 passos simples.

Aliás, pense no artigo de hoje como um checklist especialmente preparado para te mostrar se você precisa, ou não, de um profissional de branding focado em gestão estratégica de marcas. 

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O que faz um Estrategista de Marcas?

Você já deve ter percebido toda a complexidade que envolve uma marca. Fazer a gestão dela, portanto, não poderia ser diferente. 

Toda empresa deve possuir muitos canais de comunicação e muitos profissionais envolvidos, desde colaboradores a fornecedores.

Além disso, precisa conseguir, no meio de tudo isso, atrair clientes.

Para garantir que você atinja esse objetivo final, você precisa entender, desde o início, quem é sua empresa e quais são os valores dela. 

Sua marca precisa ter uma identidade forte e coerente que vai ajudar a comunicar isso, auxiliando a potencializar e gerenciar como seu público enxerga o que você está construindo.

Por fim, sua estratégia de Branding deve assegurar que você vai conseguir promover a sua marca para garantir mais destaque para a sua empresa e torná-la líder de mercado. 

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Quais são os Benefícios de contratar um Estrategista de Marcas?

Um bom estrategista de marcas irá formular o planejamento de branding da sua empresa, e assim, ser capaz de gerar resultados cada vez mais satisfatórios.

Vou citar para você pontos que somente um bom estrategista de marcas é capaz de trazer.

Facilita as decisões dos consumidores

Quando nos damos conta, o dia já acabou, e nem tivemos tempo de fazer tudo o que queríamos. Você costuma passar por isso?

Atualmente, isso é bastante comum: vivemos em um cenário de escassez de tempo e, ao mesmo tempo, de excesso de informação.

E, quando nos referimos aos hábitos de consumo, esse cenário pode fazer as pessoas se sentirem extremamente perdidas e pressionadas para escolher o que comprar.

Com tantas opções de empresas e marcas, os produtos e serviços começam a ficar muito semelhantes aos olhos do consumidor, que tem dificuldade de escolher o que realmente quer e em quem pode confiar.

Por isso, um dos papéis do branding é facilitar a tomada de decisões.

Para isso, o branding busca criar estruturas mentais que ajudem o consumidor a organizar o seu conhecimento sobre empresas e produtos e, assim, tornar sua decisão mais clara e rápida.

Mas, nesse processo, é claro que a intenção é gerar valor para a empresa em questão, para que ela seja lembrada e escolhida.

Não é por acaso que uma das palavras-chave do branding é o posicionamento: com ele, a sua marca conquista um espaço único e relevante na mente do consumidor.

Por exemplo: a Hering é uma marca de roupas básica, casual e confortável. Esses são os atributos trabalhados pelo branding da empresa para que, quando o consumidor pensar neles, logo associe suas roupas.

Assim, a tomada de decisão é facilitada, pois o pensamento está organizado para lembrar essa marca rapidamente.

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Tornar a empresa mais atrativa

Além de expressar os valores da empresa para os consumidores, marcas bem posicionadas atraem talentos para a equipe, facilitam a relação com fornecedores, engajam pessoas, enfim, constroem reputação, geram valor.

Traz clareza na essência da sua marca

Entender claramente a essência da sua marca permite que você tome decisões mais coerentes e assertivas.

Por exemplo, em Porto Alegre existia um restaurante que oferecia Fondue, Pizza e Sushi e não era muito bom em nenhum deles.

Se você já ficou confuso com essa estranha oferta de produtos, imagina a dificuldade que seria tomar decisões que façam sentido para esse negócio.

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Será que eu preciso de um estrategista de marcas Saiba em 5 perguntas!
Será que eu preciso de um estrategista de marcas Saiba em 5 perguntas!

Cria autoridade

Uma marca forte posiciona seu negócio como especialista.

Quando bem conhecida, torna possível que os clientes vejam seu negócio como inovador e líder em sua categoria.

Ao investir em sua marca, você está investindo na sua empresa e no seu consumidor.

Uma gestão de marca eficiente torna a assinatura da empresa uma embaixadora dos produtos e serviços entregues, reforçando sua credibilidade, mesmo quando você não está por perto.

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Como saber se eu preciso de um estrategista de marcas? Checklist rápido!

Bem, agora vamos ao teste para saber se a sua empresa precisa de um profissional de branding. 

Responda, sinceramente:

  • Sua empresa tem um diferencial real, palpável e percebido pelos clientes?
  • Seu diferencial é uma qualidade obrigatória, como “Bom atendimento” ou “agilidade na entrega”?
  • Seus colaboradores entendem e aplicam a Missão, a Visão e os Valores da marca?
  • Sua empresa está em um oceano vermelho e luta para se destacar da concorrência?
  • Seu produto tem valor intrínseco (com base nele mesmo) ou apenas valor de mercado (com base nos valores da concorrência)? [vou explicar, o preço do seu produto é colocado com base no que você acredita que ele vale, ou é pautado pelo preço dos concorrentes??)

Se qualquer uma das perguntas acima teve uma resposta pouco atraente, então você precisa de um estrategista de marcas. 

Gostou da publicação de hoje? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo das marcas fortes.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

 

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