O que é o Zeitgeist do Branding: termos difíceis, mas que trazem LUCRO!

Daltro Coutinho
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O que é o Zeitgeist do Branding termos difíceis, mas que trazem LUCRO!

Você já ouviu falar em Zeitgeist para as estratégias de Branding? Pois é, eu sei, começo com dois termos difíceis e é bem provável que muitos de vocês troquem de publicação agora mesmo. Mas para quem ficar, prometo algo, lucros maiores.

Pois, é exatamente isso que entender o Zeitgeist vai te trazer. Aliás, eu já quero trazer um spoiler e afirmar que essa palavra difícil é apenas uma expressão alemã que traduz o espírito do tempo.

E como entender o que é isso e de onde vêm os lucros? Calma. Vou explicar.

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Zeitgeist, espírito do tempo e ter mais lucros

Via de regra, você já sabe que ninguém compra intelectualmente, todos compram emocionalmente. Ou seja, toda compra é emocional, mesmo às que parecem super racionais.

Então, o espirito do tempo, ou o zeitgeist, fala de entender o contexto dos dias para levar o consumidor a comprar mais.

Vamos ao exemplo prático: as pessoas compram MUITO MAIS material esportivo durante os períodos das Olimpíadas e da Copa do Mundo.

Por que será? Por que o Zeitgeist é esportivo. Então, o espírito do tempo encaminha para esse tipo de compra.

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Mas cuidado para não confundir e vir me acusar…

Essa expressão Zeitgeist vem das ciências sociais e é muito utilizada para definir o espírito de espaços maiores de tempos. Ou seja, o espírito de um século, ou até o espírito de um milênio.

Por exemplo, as guerras e as expansões territoriais fizeram parte do espírito dos séculos de descobrimentos, quando os países europeus navegaram para os países da América.

Mas, em Branding, nós também usamos Zeitgeist para definir períodos menores, como um semestre, até mesmo um mês.

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E o que isso tem em relação ao aumento nos lucros?

Ok, se falarmos do espírito do tempo é importante para entender o mercado, então isso traz benefícios para os lucros.

Por exemplo, neste ano de 2022 nós teremos uma Copa do Mundo, no Qatar, apenas de saber isso já podemos prever que durante o mês da Copa, talvez no mês anterior e talvez no mês seguinte, o Zeitgeist esportivo esteja de volta.

Isso significa que alinhar as nossas ações para tirar proveito desse momento será importante, se quisermos ter mais lucro.

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E como trazer o Branding para essa conversa?

Agora que já expliquei o que é o espírito do tempo, convém falarmos sobre como o Branding entra nessa história toda.

Basicamente, você vai enxergar na sua marca as possibilidades de tratar do assunto em questão. E veja, isso não tem nada a ver com o seu nicho de atuação, tem a ver com enxergar como a sua marca se relaciona com o espírito do tempo, com o zeitgeist.

O que é o Zeitgeist do Branding termos difíceis, mas que trazem LUCRO!
O que é o Zeitgeist do Branding termos difíceis, mas que trazem LUCRO!

Quer um exemplo bem prático?

Vamos lá, teremos a Copa do Mundo e dá para imaginar que esse evento esportivo não tem nada a ver com um consultório de dentistas. Mas, diversos consultórios aqui de São Paulo criam promoções para os dias de jogos, do tipo “ganhe 3% de desconto para cada Gol do Brasil”.

Parece absurdo, e parece que foge do perfil da marca? Pode ser que sim. Mas há uma verdade que precisa ser dita.

O Zeitgeist é maior do que qualquer marca, do que qualquer branding.

Vou repetir em um título.

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O Zeitgeist é maior do que qualquer branding

Isso significa que, dependendo da força do espírito do tempo, todas as marcas terão que se relacionar com o tema de alguma forma. Seja elogiando, seja criticando, seja apenas mencionando.

Claro que questões menores, mais nichadas, não geram um Zeitgeist, por exemplo: o BBB.

Sua marca não é obrigada a falar sobre o BBB, se isso não estiver alinhamento com o seu posicionamento.

Entretanto, a Copa do Mundo, como o próprio nome fala, é um evento de poder mundial. Que gera repercussão durante anos, décadas até. Ignorar esse momento é perder um motor poderoso de conteúdo e engajamento.

Sendo assim, nestes casos, indico que você encontre uma maneira de fazer o espírito do tempo conversar com as suas estratégias de branding.

Como antecipar Zeitgeist ? Existe uma fórmula?

Agora vem a pergunta de um milhão de reais (ou um bilhão): como antecipar qual será o próximo zeitgeist? 

Bem, no caso da Copa do Mundo, a resposta é óbivia, basta estar por dentro dos eventos mundiais.

Mas, e quando o Zeitgeist for a moda Retrô, por exemplo, como aconteceu entre 2017 e 2018, quem consegue antecipar? Tem mais, existe um zeitgeist para cada mercado? Como saber com qual se alinhar?

Essas já são perguntas que, infelizmente, não podem ser respondidas neste artigo. Mas, eu prometo voltar ao tópico em publicações futuras e falar tudo sobre o tema.

Aliás, curtiu a publicação de hoje? Então salve ela na sua barra de favoritos e continue acompanhando o Blog.

Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades que fazem a diferença para empreendedores, empresas e infoprodutores. 

Agradeço a leitura e até a próxima! 

 

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