Está produzindo conteúdo ou jogando dinheiro fora?

Daltro Coutinho
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O que é Digital Storytelling e como usar na sua estratégia

Não, não, esse não é um artigo que vai ensinar para você “as vantagens de produzir conteúdo”. Disso você já sabe, e já deve estar produzindo conteúdo diariamente na tentativa de conquistar mais leads e mais clientes.

Este artigo vai falar justamente dessa mania louca das empresas de produzir, produzir e produzir conteúdo, sem saber se o que estão produzindo é realmente útil, ou se é só dinheiro jogado fora.

Combinado? Então, vem comigo.

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Todos estão produzindo conteúdo, como se destacar?

Temos que começar a responder a essa pergunta. Em um universo onde todos estão produzindo conteúdo, como garantir que o seu seja visto e consumido pelas pessoas certas?

Bem, e a resposta mais sincera é: não tem como garantir. Afinal, nenhuma agência de SEO, por melhor que ela seja, pode prometer 100% de eficácia.

Então, esse é o primeiro ponto que você precisa entender sobre a sua produção de conteúdo, independente da qualidade. Pode ser que o conteúdo tenha poucos resultados, e a culpa não seja de ninguém.

Contudo, existem estratégias que melhoram as chances de sucesso de um conteúdo. E é sobre elas que quero falar nos próximos tópicos.

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Qual é o Norte quando você está produzindo conteúdo?

Vamos lá, se você deseja apenas engajamento, se esse é o seu Norte, então a sua marca vai acabar criando conteúdos que geram esse tipo de reação. Ou seja, postagens mais leves, normalmente de viés divertido e engraçado, etc.

Mas, o que você pretende fazer com o engajamento criado?

Perceba, quando eu falo de Qual é o Norte quando você está produzindo conteúdo, quero dizer que você precisa ter em mente o objetivo máximo e final da sua marca. Não apenas os objetivos pontuais. Não adianta querer mais seguidores, se você não tiver um plano para esses seguidores.

Por isso, para sabe se você está produzindo conteúdo, ou jogando dinheiro fora, avalie quantas publicações você fez que não estão direcionando para o objetivo final. Pense nisso.

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Calma, nem toda publicação precisa vender, mas todas precisam evoluir o cliente

Agora eu sei o que alguns de vocês estão pensando: “Daltro, eu produzo conteúdo divertido para engajar meus clientes e assim ter a oportunidade de apresentar o meu produto mais tarde. Nenhuma empresa sobrevive nas redes sociais apenas vendendo, vendendo, vendendo.”

E eu vou dizer, certíssimo. Nem toda publicação precisa vender, isso é correto. Mas todas as publicações precisam evoluir o cliente na jornada de compras.

Todas, todas, todas, todas as publicações precisam evoluir o cliente na jornada de compras. TODAS.

Seja:

  • Ensinando mais sobre o produto
  • Mostrando outros elementos da marca
  • Defendendo posicionamentos
  • Explicando diferenças entre os produtos da concorrência e os seus
  • Negando críticas
  • Resolvendo dúvidas
  • Etc

Já entendeu? As suas publicações devem ser como sementes que você planta para colher mais tarde. Ou como melhorias em um apartamento. Como peças de um motor, que se complementam e ajudam umas às outras.

Se existe alguma publicação nos seus perfis que não estão diretamente ligadas com um objetivo maior. Então essa publicação foi dinheiro jogado fora.

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Treine o olhar, treine a consciência

Agora que eu já te expliquei sobre como você pode estar produzindo conteúdo, ao mesmo tempo que não chega em lugar nenhum. É hora de você treinar o seu olhar para o que a sua empresa produz, e também o que a concorrência faz.

Vá no site do concorrente mais desafiador, aquele que está na sua frente e você não sabe como superá-lo. 

Abra esse perfil, veja as publicações e questione-se “como essa publicação faz o cliente evoluir na jornada?”. Pergunte-se qual é a função daquela publicação em uma estratégia.

Agora vá para o seu perfil e veja se você tem publicações com a mesma qualidade, com o mesmo objetivo, com a mesma função na engrenagem. 

Normalmente. É nesse momento que nós identificamos quais são os pontos defeituosos das nossas estratégias de conteúdo e melhoramos o que vem sendo feito.

Pronto.

Espero que esse artigo ajude você a entender quando existe um bom conteúdo e quando existe apenas puro dinheiro jogado fora.

Gostou da postagem e quer ler mais conteúdos como este? Então, continue acompanhando o Blog. 

Agradeço a leitura e até a próxima! 

 

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