Tik Tok: fazer um ou ignorar e correr riscos? Entenda

Daltro Coutinho
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Tik Tok fazer um ou ignorar e correr riscos Entenda

Muitas, mas muitas, mas muitas pessoas me perguntam se é hora de fazer um Tik Tok ou ignorar a tendência e correr riscos com a marca.  E bem, este é o artigo que responde a essa pergunta.

Quero conversar com você sobre as possíveis vantagens e desvantagens de fazer um Tik Tok. Tem mais, também quero te mostrar que talvez seja possível fazer uma conta na rede social, sem ferir o branding da sua empresa.

Então, vamos conversar.

Tik Tok, motivos para fazer

Segundo publicação State of Marketing 2022, um relatório que aponta as principais tendências de marketing, o Tik Tok superou todas as outras redes sociais quando o assunto é fazer novos negócios. Ainda mais para empresas que focam no público com menos de 35 anos.

Nascida em 2016, a rede social teve um crescimento discreto nos primeiros anos, mas encontrou o seu espaço e recebeu um verdeiro bum de seguidores à partir de 2020.

Com impressionantes 386,6 milhões de usuários entre 18 e 24 anos, e mais muitos milhões de usuários acima dessa idade, o Tik Tok é fortíssimo para quem deseja se comunicar com as gerações Z e Alpha.

Vantagens de investir no Tik Tok

Tá, mas falando dessa maneira, parece que a única vantagem do Tik Tok seria ter um contato melhor com os públicos mais jovens. O que passa longe de ser verdade.

A real é que o Tik Tok também traz outros benefícios, como:

  • Ver onde nascem as tendências, antes que elas partam para outras redes
  • Observar novos recursos sendo colocados em prática
  • Entender um algoritmo que está 100% concentrado em UX
  • Estar em um ambiente em ascensão, diferente do Facebook que está em declínio e do Instagram que está estagnado.

Vou explicar elas em detalhes.

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Onde nascem as tendências

Com raras exceções, todas as dancinhas do Instagram nasceram primeiro no Tik Tok. As tendências de edição também, até mesmo os filtros e os conteúdos dos roteiros.

Basicamente, todo vídeo do Insta é inspirado em conteúdos que deram certo no Tik Tok. Mesmo que o produtor sequer saiba disso. Ele se inspirou em alguém que se inspirou lá na rede chinesa.

Novos recursos sendo utilizados

Os donos do Instagram sabem dessa informação que eu passei acima, que as tendências nascem no Tik Tok. E por isso, eles também têm pressa em garantir que os recursos da rede chinesa cheguem rapidamente ao Insta.

Então, normalmente, aquele recurso lançado pelo Instagram para vídeos, já foi testado no Tik Tok e deu certo. 

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Algoritmo 100% focado na UX

O Algoritmo do Tik Tok é implacável, quando o assunto é mapear preferências e entregar conteúdos de impulso e desejo.

Se uma pessoa passa horas vendo um determinado tipo de conteúdo, o algoritmo irá entender essa tendência e reforçar o comportamento com força total.

Resultado? O Tik Tok cria lendas da noite para o dia. Pessoas ganham milhares de seguidores em pouquíssimo tempo, depois que acertam o conteúdo “Na veia” do seu público alvo. 

Tik Tok fazer um ou ignorar e correr riscos Entenda
Tik Tok fazer um ou ignorar e correr riscos Entenda

Tik Tok está crescendo a cada dia

O Instagram, moderadamente, está estagnado. O Facebook está em declínio e as outras redes sociais (como o Pinterest) ainda não possuem números expressivos para que façam parte (sozinhas) de uma estratégia de marketing.

Então, o Tik Tok é a única das grandes redes sociais que apresenta um crescimento latente.

Isso é bom, pois quem começar agora, terá muito mais terreno para explorar e poderá crescer com muito mais velocidade.

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Pontos negativos de ter um Tik Tok

Agora deixa eu te contar o ponto negativo de ter um Tik Tok: é ter o Tik Tok.

Pode parecer piada, mas uma nova rede social representa bastante em termos de custos, horas de trabalho e dispersão da sua mensagem.

Será preciso ter uma equipe dedicada a alimentar a rede e a verdade é que até “acertar na veia” no seu conteúdo pode levar bastante tempo.

O que representa um período enorme de vídeos com pouquíssimas visualizações e pouco engajamento. Além de poucas compras, já que o Tik Tok não possui recursos de links como o Instagram, ou lojas, etc.

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Você deve fazer um Tik Tok, ou não?

Minha orientação? Avalie seus recursos, sobretudo o recurso mais importante: o tempo.

Se você disponibilizar meios para colocar essa rede social nas suas estratégias, eu indico que você faça um perfil. Afinal de contas, é sempre bom estar perto do seu público.

Gostou do artigo de hoje? Então, continue acompanhando o Blog. 

Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades que fazem a diferença na vida dos empreendedores.

Agradeço a leitura e até a próxima!  

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