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Posicionamento de marca para você, que é preguiçoso, em menos de 3 minutos.

Afinal, nem todo mundo trabalha ou quer trabalhar com branding. Se você só precisa da base para não sair falando besteira por aí, esse é o texto perfeito pra você.

Eu não sei se você é do tipo preguiçoso, ou se só não precisa entender tão a fundo posicionamento. Seja qual for o caso, vamos resolver isso agora.

A partir de agora, vou buscar simplificar os conceitos dos principais autores de branding, para que o entendimento fique mais rápido.

O problema disso é que o texto pode não ser tão profundo quanto os demais conteúdos, por isso, se quiser saber mais sobre posicionamento, eu recomendo que leia esses textos aqui.

Avisos iniciais dados, vamos começar.

Posicionamento é a ferramenta usada pelas marcas para se diferenciar de sua concorrência na mente do consumidor.

E ele envolve, naturalmente, criar associações na mente do consumidor, para que eles vejam a marca da maneira que ela quer ser vista.

Para isso usamos principalmente a publicidade, é claro.

Mas antes da publicidade, é preciso ter um posicionamento que possa ser comunicado e que seja relevante para o público-alvo.

E porque o posicionamento é importante?

Para se tornar uma marca preferida do público, o posicionamento tem como objetivo criar lealdade entre a marca é seu cliente.

Essa lealdade é criada através do valor da marca aos olhos do cliente, e sobre a sua vontade de adquirir o que ela oferece. Um posicionamento adequado fará com que a marca seja vista como boa, distinta e confiável na mente dos consumidores.

E aqui chegamos a resposta da pergunta do subtítulo.

O posicionamento é importante pois diferencia a sua marca da concorrência.

Como encontrar o posicionamento eficaz para sua marca?

Bom, para desenvolver o posicionamento da sua marca, você vai precisar cumprir três passos simples.

Tá, não é bem assim.

Eu simplifiquei o processo para cumprir minha promessa.

Aos passos, então.

Primeiro passo

Para criar um posicionamento único para a sua marca, você vai começar observando os seguintes itens:

  1. Entender o que seus clientes querem;
  2. O que sua empresa e marca são capazes de entregar;
  3. Como seus concorrentes se posicionam no mercado.

Segundo passo

Agora que já fez o primeiro passo, você deverá escolher um posicionamento que cumpra os seguintes requisitos:

  1. Faça sentido para seus clientes;
  2. Possa ser entregue por sua empresa;
  3. Seja diferente da concorrência.

Você pode escolher um posicionamento simplificado, simplificando-o em três palavras. Por exemplo “vegano, tradicional e feminino”.

Só não vale escolher palavras genéricas, tipo “produtos de qualidade, únicos e inovadores”.

Aí qualquer um faz né.

Terceiro passo

Bom, agora seu posicionamento já está muito bem encaminhado. O que você precisa daqui para frente é comunicar esse posicionamento em tudo o que sua empresa faz.

Personalidade da marca, embalagem, produtos, serviços, identidade visual, comunicação, atendimento, etc. Basicamente tudo.

Exemplo: [yellow tail]

yellow tail

Eu vou falar um pouco mais profundamente sobre o caso da [yellow tail] mais para frente. Por hora, vamos resumir aqui.

Se maneira rápida e simples, podemos resumir seu posicionamento em três conceitos:

“Acessível, fácil de escolher e divertido”.

E como eles traduziram esse posicionamento em sua marca?

Produto: A marca desenvolveu um vinho doce e suave, quase tão acessível ao paladar quando uma cerveja ou coquetéis prontos. Uma bebida simples, que não precisa de anos de requinte para se apreciar.

Nome: O nome é divertido, principalmente em inglês, e representa um canguru, como referência à origem australiana da marca.

Identidade visual: Criaram embalagens e rótulos simples, coloridos e divertidos. Afastaram os textos enológicos, e focaram no simples.

Estratégia de comunicação: Colocaram verdadeiros embaixadores nas lojas das grandes redes, criando uma aproximação divertida e acessível, que deixou o produto associado a esses conceitos.

Preço: Vendido por menos de 10 dólares nos EUA, não dá para dizer que o vinho não é acessível.

O exemplo da [yellow tail] é fácil, é fundamental para entender a importância e a grandeza do posicionamento na estratégia de marca.

Mais do que isso, prova uma coisa que todo mundo parece querer fugir.

Dá trabalho pra caramba manter uma posição no mercado.

A vantagem? O resultado aparece, desde que você faça um bom trabalho.

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